A descoberta da vocação pessoal do cursilhista

VER:

             Eu não sei vocês, mas, depois que eu fiz o Cursilho, a maioria de meus amigos é cursilhista. Ou uma ou outra: ou descobrimos amigos no Movimento de Cursilho ou levamos nossos amigos para a experiência do Cursilho.

             Fato é que se penso em ir para a praia e quero convidar amigos, logo penso em qual amigo cursilhista eu convido.

             Se vou dar uma festa em minha casa, com certeza a maioria dos convidados é cursilhista. Ah! E para variar, só conversamos sobre coisas do cursilho. E aqueles que não são cursilhistas e estão na festa acabam entrando no papo e ainda deixamos neles uma vontade de “fazerem parte do time de cursilhistas”.

             Excursão que eu vou – tem cursilhista também.

             Shows que eu vou – cursilhistas me acompanham.

             Simples assim.

             Ao final de cada Cursilho, na plenária, a pergunta – “O que você mais gostou no Cursilho?” acaba sendo sempre feita. E muitos respondem, de diversas maneiras, que é a alegria dos responsáveis em servir, a união dos responsáveis a amizade.

             Mas é preciso ter cuidado para não viver num mundo “só de cursilhistas”. Fermentar no fermento não vale! Temos que sair de nós em busca dos afastados.

ILUMINAR-SE:

             A vocação, mais do que um chamado a servir, é um chamado a felicidade em servir. A vocação, mais do que a resposta ao chamado de colocar-se a serviço dos outros, do mundo e da Igreja, é a descoberta na descoberta da alegria em poder servir.

             A vocação em comum é o que nos une, o que nos torna amigos. Podemos sintetizá-la em apenas uma palavra: EVANGELIZAR.

             São Paulo descobriu isso e escreveu na carta aos Romanos: “O Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé” (Rom 15, 13). Não pouca alegria – TODA A ALEGRIA!

             Muitas vezes, podemos ter alguma dúvida quando procuramos responder: “O que eu posso fazer para o bem do meu irmão, para transformar o ambiente aonde eu vivo?”

             Mas todo cursilhista nunca tem dúvida em responder: “Como eu posso ajudar meu irmão, como eu posso transformar o lugar onde eu estou?”

             COM ALEGRIA!

 

TRANSFORMAR:

             Para Deus, não importa qual é a sua vocação – importa colocá-la a serviço. Deus não está preocupado com grandes talentos. Ele ama aquele que não fica parado, mas coloca-se a caminho, coloca-se a multiplicar o que de graça você recebeu.

“Como você foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria” (Mt 25,21).

Quem tem Deus no coração, transborda de alegria.

Quem confia e coloca-se a servir, participa da alegria de Deus.

Carlos Carvalho

Cruzeiro/SP - Brasil