a formação necessária para a evangelização ambiental

VER:

             Situação 1: Você deseja ser aprovado em um exame para motorista.

Você estuda, frequenta curso em autoescola, treina com o carro.

             Situação 2: Você tem prova na semana que vem. A matéria é difícil. Você estuda muito, reúne-se com colegas para estudar em grupo, tira dúvidas com o professor etc.

 

             Além desse esforço todo, você ainda reza (e muito!!!) para dar tudo certo no exame para motorista, para não te dar “um branco” na hora da prova.

 

             Por que seria diferente com a Evangelização?

             Os discípulos foram ensinados por Jesus Cristo antes de saírem pelo mundo. A multidão também foi ensinada por Jesus. (Mt 11,1 – Mt 7,28 – Lc 4,15-21)

            

ILUMINAR-SE:

             Todo milagre de Jesus teve uma contrapartida ou um gesto daquele que buscava o milagre.

             A mulher com hemorragia O tocou, na borda de seu manto; a sogra de Pedro levantou-se e começou a servi-los; Pedro precisou pescar um peixe para recolher 4 dracmas; os servos obedeceram a Maria e encheram as talhas com água; para o milagre da multiplicação, alguém doou peixes e pães etc.

            

             Formar-se exige contrapartida e gesto de perseverança. Não basta contentar-se com apenas com o que ouviu nos 3 dias de Cursilho.

É preciso muito mais. Assim como a conversão é um processo permanente e que precisa ser buscada todos os dias de nossa vida, a formação do cursilhista precisa um processo permanente, consistente, perseverante.

Com muita constância, ouço alguns cursilhistas dizendo que “na hora da mensagem, na hora H” o Espírito Santo vem e te inspirará.

Lembro-lhe uma frase do Papa Francisca, na Exortação Evangelii Gaudium: “Um pregador que não se prepara não é espiritual: é desonesto e irresponsável quanto aos dons que recebeu” (EG 145).

Adaptando-a, para o nosso dia a dia, eu ouso dizer que “Um cursilhista que não estuda, que não procura formar-se não é espiritual: é desonesto e irresponsável quanto aos dons que recebeu”.

Não usemos o Espírito Santo como muleta.

Com certeza Ele te ajudará. Mas a sua parte cabe a você. Muitas vezes o Espírito Santo virá a você enquanto você dorme. Sabe quando você sonha com a mensagem que irá fazer? Isso acontece direto comigo. Por que não seria o Espírito Santo agindo? Por que não seria o Espírito Santo falando comigo na hora que meu coração se aquieta?

TRANSFORMAR:

Não fique esperando a “chuva cair do céu”. Não fique esperando apenas pelos dirigentes/coordenadores. Mova-se! Faça a sua parte! Leia! Busque!

Com a internet, não há desculpas para a falta de material.

Além disso, o GEN disponibiliza um acervo enorme sobre o MCC e com um preço mais barato do que fotocópias.

Quando você ouvir falar que haverá Formações na sua Diocese, faça de tudo para ir.

Mesmo que seja sobre um assunto que você já pensa que domina, renda-se e vá. Acredite: o mesmo Espírito Santo que você diz que vem sobre você na hora da mensagem, também vem sobre os outros formadores e Ele (o Espírito Santo) sempre terá algo novo para te falar pela boca dos outros.

Carlos Carvalho

Cruzeiro/SP - Brasil