Quais os ambientes os Cursilhistas precisam evangelizar com prioridade?

VER:

             Com certeza você conhece ambientes onde valores do Evangelho não são vividos. Locais onde há discórdia, onde há injustiça, onde há ódio, onde pessoas são maltratadas, onde prevalece a concorrência desleal, onde quem “está por cima” ou “acha que está por cima” se sente no direito de “pisar nos outros. Locais onde o “eu” é o que interessa, onde cada um só pensa em si.

             Você conhece locais assim?

Você também deve conhecer locais onde é bom de se conviver. Locais onde todos gostam de estar. Existem sim locais bons no mundo. Seja ele um pequeno bairro, uma pequena cidade, uma empresa, um hospital, uma escola. Existem ambientes onde a paz prevalece. Locais onde todos são impelidos a se ajudarem mutuamente e se preocuparem com o outro. Resumindo locais onde existem pessoas que vivem com naturalidade as Bem-Aventuranças.

Você conhece algum local assim?

ILUMINAR-SE:

             Foi a ação do Espírito Santo através de muitas pessoas compromissadas com o Evangelho que deu forma ao Cursilho. Pessoas que compartilhavam da mesma ideia, do mesmo pensamento.

E, por meio desse Movimento, o Espírito possibilitou a inúmeras pessoas encontrar o amor de Deus e dar sentido a suas vidas.

Na origem do MCC, fala-se de um dom especial do Espírito Santo, uma inspiração para fazer chegar o amor de Deus a todas as pessoas, especialmente aos afastados. Um mundo em que, até hoje, muitos cristãos vivem um 'divórcio entre fé e vida'.

A transformação efetiva dos ambientes sustenta-se numa adequada ação de Pré-cursilho, de busca, seleção e preparação de pessoas de ambientes concretos e de estudo e discernimento desses ambientes.

É preciso priorizar a fermentação do evangelho onde ela é necessária e urgente. Para que fermentar no fermento? O Cursilho veio para os afastados; para os ambientes afastados, para as pessoas afastadas que vivem nesses ambientes afastados.

O conhecimento dos ambientes permite conhecer e compreender melhor as pessoas que estão nesses ambientes, pois o Movimento pretende a atuação nos ambientes por meio da transformação das pessoas que neles se inserem

TRANSFORMAR:

             Voltemos ao VER desse tópico:

             Em qual desses dois ambientes é urgente a evangelização, a fermentação do Evangelho? Onde os valores do Reino de Deus já são vividos ou onde os valores do Evangelho ainda não chegaram? Ou, ainda, onde os valores do Evangelho até são conhecidos, mas não são “colocados em prática”?

             Fácil de responder, não é? Qualquer cursilhista consegue apontar prioridades como essa.

Por que então em muitos locais isso não é praticado?

Diria que fazer o Cursilho, (os 3 dias) é muito mais fácil do que colocar em prática o que aprendemos sobre o Pré-cursilho e o Pós-cursilho.

O Pós-cursilho é parte determinante e chave do método evangelizador do MCC. É nesse tempo que tem que se tornar realidade, na vida das pessoas, nos ambientes e na Igreja, a proposta nova e renovadora do MCC.

Promover um Cursilho já pensando no próximo Cursilho é atitude igual à uma Escola de samba que, passado o Carnaval já pensa no próximo carnaval.

O foco logo após cada Cursilho deve ser o Pós-cursilho. Nunca o próximo Cursilho!

Pensemos nisso.

Carlos Carvalho

Cruzeiro/SP - Brasil