O cuidado devido aos mortos

Agostinho é considerado um dos mais celebres escritores, teólogos e pregadores da Historia do cristianismo, o protestantismo tem suas bases afincadas na teologia agostiniana. Ele foi sem duvida o grande formador do pensamento cristão ocidental, tanto do catolicismo como do protestantismo, ele é reconhecido e admirado pela cristandade oriental e viveu e pregou sua conversão, entregou-se ao cristianismo com amor e afinco e fez eclodir a verdade num tempo onde a Igreja ainda era indivisa, e permanecia unida na mesma cátedra, navegando na mesma nau.

Agostinho foi o teólogo defensor da unidade da Igreja, da Graça, da Trindade e suas cartas e escritos marcariam a historia cristã.

O tratado "De Cura pro Mortuis Gerenda" (O Cuidado Devido aos Mortos) foi escrito por Agostinho no ano 421 DC., como resposta a uma consulta feita pelo bispo Paulino de Nola, a respeito da vantagem de se sepultar um cristão junto ao túmulo de um mártir.

Embora a pergunta fosse, de certa forma, simples, Santo Agostinho aborda uma série de fatos marcantes e interessantes a respeito dos mortos, que até hoje são conservados e respeitados pela Igreja. Entre outras coisas, fala da utilidade da oração pelos mortos, a possibilidade da aparição dos mortos aos vivos (através do ministério dos anjos ou por permissão direta de Deus), a oração dos santos falecidos a nosso favor, o dia que a Igreja dedica a todos os falecidos (Dia de Finados), e faz referencia aos livros deuterocanonicos de Tobias, Macabeus e Eclesiástico, provando que esses livros faziam parte do cânon bíblico da Igreja, e mostrando que a igreja e o judaísmo possuíam um Velho testamento diferente. Isso nos prova que o cristianismo foi alto suficiente para definir seu próprio cânon, igreja e sinagoga seguiram caminhos opostos, a igreja vive a lei perfeita de Jesus e a sinagoga mergulha o homem na lei farisaica.

É obrigatória a leitura desta obra por todos os cristãos de boa vontade; podemos crer que, se Lutero e Calvino - grandes admiradores de Santo Agostinho (agostinianismo) - tivessem lido este tratado com o cuidado que merece (se é que tiveram acesso a ele), certamente o protestantismo não teria se afastado tanto da belíssima doutrina da Comunhão dos Santos, verdade bíblica conservada desde o princípio pela Igreja de Cristo. e também não teria mutilado as divinas Escrituras.

A verdade realmente é contundente e inegável, ler esta obra é viver o período e a fé da Igreja indivisa, do seu Cânon verdadeiro da Bíblia e compartilhar da verdadeira crença teológica da Igreja do Senhor.

Cabe ressaltar que Agostinho escreveu este Tratado aproximadamente 1100 anos antes da reforma, ou seja, de qualquer ser protestante existir sobre a face da terra!!!

Essa é uma verdade inegável!!!