Ultreya

Você sabe o que é Ultreya?


Ultréya é uma palavra de origem espanhola que era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago, como mostra de júbilo por ter chegado ao fim de sua jornada. Não se trata somente de uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: “seguir em frente”, “ir mais adiante”, caminhar mais além” com entusiasmo para Jesus. Caminhar em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não devemos desistir, ainda que respeitando os nossos limites.

Hoje, a palavra ultréya é utilizada em várias situações, em reuniões mensais de aprofundamento, promovidas pelos GEDs - Grupos Executivos Diocesanos, em assembleias, reciclagens, e assim por diante.

A Ultréya, geralmente, tem início com a celebração da Santa Missa, e depois com depoimentos e testemunhos de cursilhistas, que dizem como o Cursilho mudou a sua vida e como continuam firmes na caminhada do cristão comprometido e evangelizando os ambientes, proporcionando ardor missionário e reacendendo a chama dos que estão na caminhada, motivando-os a seguir em frente.