Recomendações p/ 

todas Equipes

Detalhes

A descrição das tarefas pode parecer excessivamente detalhada. Isso é apenas para ajudar, para facilitar.

Atenção às mensagens

Recomendações Importantes para todas as Equipes

- Este é o primeiro requisito para um bom trabalho junto ao grupo. 

Ouça e anote para ajudar melhor ao grupo.

Trabalho de grupo - O trabalho de grupo, no cursilho, é de fundamental importância pois é a oportunidade que a cursilhista tem de refletir sobre a mensagem ouvida e partilhar sua vivência pessoal com as demais, ouvindo na outra a voz do Espírito Santo. 

Por isso, algumas providências são indispensáveis.

Equipe de Sala

1. Permanência obrigatória na sala de Mensagem.

2. Ficar atento (a)os Neos, quando estes pedirem água

3. Acompanhar discretamente o(a) Neo ao banheiro

4. Equipe de Sala não desce para a capela para acompanhar a entrega de mensageiros.

5. Mensageiro(a)s que quiserem música na sua mensagem, estas farão parte do tempo total da mensagem.

6. Não estourar o tempo da mensagem. Treine e cronometre a sua mensagem.

7. Não fugir do foco da mensagem, tendo por roteiro unicamente o  “Cursilho por dentro”.

8. Não introduzir elementos estranhos às mensagens. Se há algum assunto que você acha muito legal, guarde-o para as Escolas Vivenciais ou Retiros de formação. O Cursilho tem Roteiro fechado e aprovado pelo GEN. Nem o próprio GEN pode muda-lo.

9. O(a) Coordenador(a), ou outra qualquer pessoa, não deve ficar fazendo comentários entre as mensagens (isto estoura tempo da programação). Apenas o(a) coordenador(a) deve ler os recados necessários entre as mensagens.

10. O(a) cronometrista nunca deve ser ausentar da sala. Seu local é na última carteira, fundo da Sala de Mensagens.

11. O(a) Sineteiro(a) deve estar em sintonia com o(a) cronometrista e vice-versa.

12. O(a) cronometrista deve atualizar o tempo constantemente para o(a)  coordenadoro(a), informando atrasos ou atividades adiantadas.

13. Nunca tirar tempo dos grupos de trabalho.

Trabalho de grupo

O trabalho de grupo, no cursilho, é de fundamental importância pois é a oportunidade que o(a)  cursilhista tem de refletir sobre a mensagem ouvida e partilhar sua vivência pessoal com os (as) demais, ouvindo no outro a voz do Espírito Santo. Por isso, algumas providências são indispensáveis:

Fique o tempo todo no grupo; se precisar sair, certifique-se de que o(a)  outro(a) responsável esteja ali.

Incentive o grupo a trabalhar - respeitando sempre o(a)  coordenadoro(a) e o(a) secretário(a) do grupo para que todos(as) tenham igual oportunidade de se manifestar.

Deixe claro que os(as) integrantes do grupo têm liberdade para comentar outros pontos além dos focalizados pelas perguntas.

Participe você também, dando sua vivência, seu testemunho, sua opinião sincera de quem está progredindo na fé apesar dos tropeços e das dificuldades, sem, contudo, tomar o tempo dos (as) neo-cursilhistas.

Quando sobrar tempo livre, procure ‘impedir’ que a conversa derive para assuntos alheios ao cursilho; mostre, delicadamente, que todas as preocupações podem ser integradas ao momento que está sendo vivido.

Certifique-se de que o(a) secretário(a) do grupo preparou um resumo fiel para que, no plenário, seja exposta a visão do grupo e não a visão pessoal dele(a) - relator(a).

Trabalho de corredor

O trabalho de corredor (cujo nome deriva provavelmente do fato de que sempre se desenvolve ‘no corredor’ que leva aos dormitórios, ao refeitório, à sala de mensagens, etc.), é aquele contato que começa casualmente e se transforma, muitas vezes, numa grande amizade. Quem pode ditar normas sobre como devemos nos relacionar com as pessoas? É verdade que há cursos sobre o assunto, mas, no nosso caso, o que importa não é nossa capacidade ou capacitação para nos relacionar, mas nosso esforço para, também nesse contato, ser o instrumento de que, às vezes, o Senhor se serve para atrair novas ovelhas ao rebanho. De todo modo, alguns pontos chaves que devem caracterizá-lo são:

Simpatia 

Sorria, seja paciente, seja dedicado(a)... procure ser simpático(a) por virtude àquele(a) que não for por natureza. Afinal, uma fisionomia carrancuda não conquista ninguém!

Discrição

Nunca faça comentários, durante ou depois do cursilho, sobre eventuais problemas contados pelos(as) cursilhistas, no grupo ou em particular.

Amizade

Faça-se amigo(a), mostre-se disponível e generoso(a), revele-se interessado(a) por esses irmãos (irmãs) que Deus pôs em seu caminho de maneira tão especial durante o cursilho.

Sinceridade e naturalidade

Seja honesto(a) e natural quando não souber responder a uma questão ou não se sentir capaz de propor solução para um problema apresentado; peça ajuda à outro(a) responsável, ao(à) coordenador(a), ao sacerdote.

Critérios cristãos

Tenha critérios cristãos em tudo o que fizer e disser; assim você conquistará naturalmente a amizade do grupo.

Ser instrumento

Coloque-se nas mãos de Deus para que o Espírito Santo aja como e quando quiser através de você.

Respeito À liberdade

O objetivo do cursilho não é fazer com que as pessoas ‘se abram’, mas criar um clima que torne possível a abertura. Nunca force ninguém a falar sobre si ou sobre seus problemas.

Amor

Amar é servir e, às vezes, ouvir quem precisa desabafar, por mais que isso seja desgastante ou pareça improdutivo.

Critérios

Ao distribuir as tarefas o(a) coordenador(a) procura levar em conta as experiências ou habilidades de cada um(a). 

Isso significa que, se houver na equipe um(a) médico(a) ou uma enfermeiro(a), o(a) coordenador(a) naturalmente lhe atribuirá a função de bem-estar, assim como designará para a função de secretário(a) aquele(a) que, por prática profissional, tiver mais afinidade com o computador...

Ninguém espera, entretanto, perfeição técnica: a perfeição ocorre como resultado da dedicação, da seriedade e do amor.

Lembre-se de que é sinal de colaboração aceitar a tarefa que lhe foi designada, mas você tem liberdade de solicitar troca de função se sentir que não pode desempenhá-la a contento.

Lembre-se, ainda, de observar se algum dos detalhes de sua tarefa interfere com o horário de trabalho de grupo após a mensagem que você vai dar. Se for o caso, fale com o(a) coordenador(a) para que a situação seja convenientemente contornada.

Leitura Atenta

Leia atentamente a descrição da tarefa que o(a) coordenador(a) vai lhe entregar na reunião preparatória. 

Observe que uma parte dela deve ser feita antes do cursilho. 

Lembre-se de que tudo o que pode ser feito antes significa mais tempo, dentro do cursilho, para fazer o que realmente importa que é o trabalho de corredor!

Dúvidas e dificuldades

Exponha ao(à) coordenador(a) todas as dúvidas que você tiver sobre suas tarefas e faça as anotações necessárias.

Anote, também, os nomes do(a)s outro(a)s responsáveis das quais suas tarefas dependem. 

Procure, também, lembrar-se das funções designadas aos(às) outro(a)s responsáveis, para saber a quem se dirigir em caso de necessidade.

Funções partilhadas

Sempre que uma mesma tarefa for atribuída a mais de uma responsável, o(a) coordenador(a) sempre se dirigirá ao (à) primeiro(a) titular caso precise pedir ou verificar algo. 

Cabe, entretanto, aos (às) responsáveis pela função dividirem as tarefas da melhor maneira.

Comportamento

Você será observado(a) em tudo o que fizer e disser por aquele(a)s que conhecerá e com os (as) quais conviverá no cursilho. Aproveite para ser modelo de santidade, de serenidade, de fé.

Desconectar-se

Para se viver intensamente o cursilho é preciso se desconectar do mundo “fora muros” do cursilho. 

É imprescindível desligar os aparelhos celulares. O exemplo arrasta. 

De nada adianta pedir para os (as) neo-cursilhistas desconectarem-se se a equipe não der o exemplo.

Oração

Querendo, o(a) mensageiro(a) poderá ir ao sacrário na cozinha para fazer sua oração antes de sua mensagem. 

Vá com antecedência para não atrasar a sua mensagem. Lembre-se que o tempo durante o cursilho é "muito corrido".

Não deverá, entretanto, esperar que todas os (as) demais o(a) acompanhem, já que estarão ocupado(a)s com o grupo ou folclore. 

A grande verdade é que estaremos, todo(a)s, sempre unidas e em comunhão.

Silêncio

O silêncio da noite de entrada não é para os cursilhistas somente - é também para os (as) responsáveis. 

Por isso, aproveite para fazer reflexão e revisão de vida. 

Só fale o estritamente necessário para o desempenho de suas tarefas.

Conheça as ovelhas

O (A) coordenadora passará algumas informações gerais sobre a “clientela” a ser contemplada no cursilho (idade, grau de escolaridade, se participa de algum outro movimento de Igreja, etc.)

Saber quem vai ouvir as mensagens, será absolutamente necessário para que os (as) mensageiro(a)s levem isso em conta ao preparar suas Mensagens e para que os (as) responsáveis levem isso em conta no trabalho de grupo.

Sem alavancas extras

O trabalho dedicado de um(a) responsável durante o cursilho já é uma bela alavanca. 

Não faça, pois, durante o cursilho, alavancas extras (jejum, não tomar café, etc.).

Organizar-se

Deixe tudo em ordem em casa e no trabalho, para que sua ausência não cause problemas e você possa ir tranquilo ao cursilho.

Serenidade

Serenidade é vital no cursilho. 

Por isso, se algo o(a) angustiar ou aborrecer, não hesite em procurar um ombro amigo para pedir ajuda, desabafar, dialogar.

Direção Espiritual

Prepare-se bem para o cursilho. 

Se tiver necessidade, procure seu diretor espiritual. 

Lembre-se de que, no cursilho, o pouco tempo de que os padres dispõem deve ser utilizado por aquele(a)s para quem vamos trabalhar!

Confiança na Graça

O êxito do cursilho está na atuação do Espírito Santo e, Jesus Cristo vivo no Sacrário, nos garante que o Espírito Santo atuará. 

Por isso, não economize ‘visitas’ sempre que seu tempo permitir...